sábado, 20 de junho de 2015

Brincando com o corpo


 A LINGUAGEM CORPORAL


      Antigamente a sensação tátil era espiritual, hoje é física. Rudolf Steiner diz que “se o Homem não tivesse tato, não teria também o sentido da divindade” (DANTA, BORBA E FEDERZONI, 2006). 

     O sentido do equilíbrio também chamado de sentido de orientação está diretamente ligado ao movimento, nos habilita permanecer eretos contra a gravidade em equilíbrio estático, com nossas mãos livres para agir no mundo, cuidar e consolidar o outro, dando-nos a noção de âncora, de estar seguro no mundo. 

     A inteligência corporal-cinestésica está relacionada com o movimento físico e com o conhecimento do corpo. É a habilidade de usar o corpo para expressar uma emoção (dança e linguagem corporal) ou praticar um esporte, por exemplo. 

     As percepções cinestésicas dão notícias do espaço, da forma e do movimento percebidos através do corpo todo ou parte dele. Desenvolvem habilidades motoras grossa e fina, trabalha a imagem corporal e geografia corporal. Está relacionado com a fala e com o sentido da linguagem 

     Segundo Schroeter (1975), a aprendizagem motora está intimamente ligada à aquisição, aperfeiçoamento, estabilização, emprego e conservação das habilidades motrizes. A aprendizagem em si, não é resultante de um processo exterior, é preciso acima de tudo que haja uma sensibilidade e uma percepção interior, para que flua naturalmente as vontades exteriores. Essa descoberta da aprendizagem motora se dá por uma integração entre o pensamento e a ação. O movimento humano depende essencialmente dessa integração, sem a qual não há educação nesse processo.  

     Segundo Isaia (1995), o ser humano possui distintas competências intelectuais que operam de acordo com seus próprios procedimentos, possuindo uma história de desenvolvimento própria e um específico sistema de regras de funcionamento. Estas competências incorporam habilidades diversificadas, sendo consideradas, a partir disto, inteligências múltiplas ou estruturas da mente. 

     Deste modo fica evidenciado que as atividades físicas pedagógicas tem importante papel no desenvolvimento orgânico e na psique do individuo, devendo ser orientado para uma maturação física, intelectual e emocional da criança.

     A seguir um plano de aula voltado para Educação Infantil, valorizando a descoberta do corpo e seu movimento.


Plano de Aula  para Educação Infantil: 3 e 4 anos                                          
Disciplina: Educação Física                                                                                                                     

A caminhada e a corrida

OBJETIVOS: 
    Perceber a mudança de ritmo corporal conforme variação da intensidade do movimento. Desenvolver auto-observação e conhecimento do corpo.

 DURAÇÃO: 
    01 hora

 METODOLOGIA: 

     Os alunos deverão ser colocados em fila e direcionadas para a quadra da escola. Deve-se utilizar música para organização da fila.
     Chegando a quadra a professora os alunos devem permanecer em fila lateral, ficando todos de frente para a professora, que nesse momento deve pedir a todos para respirar bem fundo, repetindo isso por 03 vezes. Em seguida, pedir para que os alunos tentem ouvir a batida de seu coração; depois, ouvir o coração do colega e dizer se estão no mesmo ritmo ou em ritmos diferentes, buscando identificar essa diferença caso ela seja percebida.
   Após colhida essas informações, as crianças devem ser levadas para um caminho com obstáculos no chão, com círculos e bastonetes, conforme abaixo:

    Durante esse caminho deve ser colocada música para que os passos sigam o ritmo da música, que não deverá ser rápida, para que não caiam, mas com uma frequência média.
    Repetir esse percurso por umas 03 vezes, incentivando as palmas das crianças no ritmo da música. Ao final, colocar novamente as crianças em fila lateral, de frente para o professor e solicitar que ouçam as batidas de seus corações novamente, e de seus colegas.
     Questioná-los se dessa vez o coração está batendo mais rápido que da vez anterior e o porquê eles acham que isso aconteceu. Incentivá-los a compreender que as reações do corpo são uma resposta para as nossas ações.
     Por fim, estabeleça um espaço que as crianças devam ir correndo de um lado a outro, por 03 vezes.
     Ao final repita o momento de auto-observação para escuta dos batimentos do coração. Oriente-os a perceber o que mais tem diferente no corpo após este momento de corrida: estão suando?; a respiração está mais rápida?; porque isso acontece?

RECURSOS METODOLÓGICOS: 
     Bastonetes, círculos, aparelho de som para reprodução de música.

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: 
     A avaliação será feita através da observação quanto à participação e oitiva dos relatos dos alunos. Eles deverão ser capazes de identificar ritmos e reações do próprio corpo após os movimentos propostos.

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