A LINGUAGEM CORPORAL
Antigamente a sensação tátil era espiritual, hoje é física. Rudolf
Steiner diz que “se o Homem não tivesse tato, não teria também o sentido da
divindade” (DANTA, BORBA E FEDERZONI, 2006).
O sentido do equilíbrio também chamado de sentido de orientação está
diretamente ligado ao movimento, nos habilita permanecer eretos contra a
gravidade em equilíbrio estático, com nossas mãos livres para agir no mundo,
cuidar e consolidar o outro, dando-nos a noção de âncora, de estar seguro no
mundo.
A
inteligência corporal-cinestésica está relacionada com o movimento físico e com
o conhecimento do corpo. É a habilidade de usar o corpo para expressar uma
emoção (dança e linguagem corporal) ou praticar um esporte, por exemplo.
As percepções cinestésicas dão notícias do espaço, da forma e do movimento
percebidos através do corpo todo ou parte dele. Desenvolvem habilidades motoras
grossa e fina, trabalha a imagem corporal e geografia corporal. Está
relacionado com a fala e com o sentido da linguagem
Segundo Schroeter (1975), a aprendizagem motora está intimamente
ligada à aquisição, aperfeiçoamento, estabilização, emprego e conservação das
habilidades motrizes. A aprendizagem em si, não é resultante de um processo
exterior, é preciso acima de tudo que haja uma sensibilidade e uma percepção
interior, para que flua naturalmente as vontades exteriores. Essa descoberta da
aprendizagem motora se dá por uma integração entre o pensamento e a ação. O
movimento humano depende essencialmente dessa integração, sem a qual não há
educação nesse processo.
Segundo Isaia (1995), o ser humano possui distintas competências
intelectuais que operam de acordo com seus próprios procedimentos, possuindo
uma história de desenvolvimento própria e um específico sistema de regras de
funcionamento. Estas competências incorporam habilidades diversificadas, sendo
consideradas, a partir disto, inteligências múltiplas ou estruturas da mente.
Deste modo fica evidenciado que as atividades físicas pedagógicas tem
importante papel no desenvolvimento orgânico e na psique do individuo, devendo
ser orientado para uma maturação física, intelectual e emocional da criança.
A seguir um plano de aula voltado para Educação Infantil, valorizando a descoberta do corpo e seu movimento.
Plano de Aula para Educação Infantil: 3 e 4 anos
Disciplina: Educação Física
A caminhada e a corrida
OBJETIVOS:
Perceber a mudança de ritmo corporal conforme variação da intensidade do
movimento. Desenvolver auto-observação e conhecimento do corpo.
DURAÇÃO:
01 hora
METODOLOGIA:
Os alunos deverão ser colocados em fila e direcionadas para a quadra da escola.
Deve-se utilizar música para organização da fila.
Chegando
a quadra a professora os alunos devem permanecer em fila lateral, ficando todos
de frente para a professora, que nesse momento deve pedir a todos para respirar
bem fundo, repetindo isso por 03 vezes. Em seguida, pedir para que os alunos
tentem ouvir a batida de seu coração; depois, ouvir o coração do colega e dizer
se estão no mesmo ritmo ou em ritmos diferentes, buscando identificar essa
diferença caso ela seja percebida.
Após
colhida essas informações, as crianças devem ser levadas para um caminho com obstáculos
no chão, com círculos e bastonetes, conforme abaixo:
Repetir esse percurso
por umas 03 vezes, incentivando as palmas das crianças no ritmo da música. Ao
final, colocar novamente as crianças em fila lateral, de frente para o
professor e solicitar que ouçam as batidas de seus corações novamente, e de
seus colegas.
Questioná-los se dessa
vez o coração está batendo mais rápido que da vez anterior e o porquê eles
acham que isso aconteceu. Incentivá-los a compreender que as reações do corpo
são uma resposta para as nossas ações.
Por fim, estabeleça um
espaço que as crianças devam ir correndo de um lado a outro, por 03 vezes.
Ao final repita o
momento de auto-observação para escuta dos batimentos do coração. Oriente-os a
perceber o que mais tem diferente no corpo após este momento de corrida: estão
suando?; a respiração está mais rápida?; porque isso acontece?
RECURSOS
METODOLÓGICOS:
Bastonetes, círculos, aparelho de som para reprodução de música.
PROPOSTA
DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através da observação quanto à
participação e oitiva dos relatos dos alunos. Eles deverão ser capazes de
identificar ritmos e reações do próprio corpo após os movimentos propostos.
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