quarta-feira, 23 de setembro de 2015

PLANO DE AULA 

INICIAÇÃO MUSICAL

OBJETIVOS:

Desenvolver a acuidade auditiva nas crianças e colocá-las em contato com o sistema de produção de sons.
Ampliar o repertório literário e musical das crianças.
Escuta atenta dos sons do cotidiano ( inclusive o silêncio).
Funcionamento dos instrumentos musicais.
Conceitos musicais timbre, altura, duração, intensidade e ritmo ).

Público alvo: 1º ano do EF

Material

Rádio  e gravador de som
Instrumentos musicais
Caixas de papelão
Pedras, conchas, talheres, tubos de papelão, bambu, garrafas de vidro e garrafões de papelão

Desenvolvimento 
1ª etapa 
Com uma boa variedade de materiais talheres, pedras, conchas, pedaços de madeira etc.), fazer barulhos e pedir aos alunos que  digam o que ouvem e depois classifiquem de acordo com a altura, a intensidade e a duração. Por exemplo, que som faz um talher contra o outro? E se alguém bater mais forte? O acontece se isso for feito dentro de uma caixa de papelão? Há também outras estratégias interessantes para mostrar que cada som tem uma "personalidade" (timbre), ouvir os sons do ambiente (silêncio).   A intenção é mostrar onde há sons estridentes, suaves, bonitos, repetitivos etc.

 2ª etapa 
É o momento de entender o funcionamento dos instrumentos na prática. Para a produção de sons, sugerir a montagem de chocalhos com latas de metal, arroz ou pedras. Qual deles produz um som melhor. Pode-se propor a construção de instrumentos simples. Basta a garotada trazer de casa materiais de sucata. As garrafas de vidro produzem diferentes sonoridades conforme a quantidade de água colocada dentro. Bambus ou tubos podem virar instrumentos de sopro, e garrafões de água, tambores.

3ª etapa
Gravar os sons e ouvir a produção musical.

Avaliação 
Verificar se a turma diferencia e classifica os sons durante as atividades e avalie se, na hora de produzir os instrumentos, todos entenderam seus princípios básicos de funcionamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário