PLANO DE AULA
INICIAÇÃO
MUSICAL
OBJETIVOS:
Desenvolver a acuidade auditiva nas crianças e colocá-las em contato com
o sistema de produção de sons.
Ampliar o repertório literário e musical das crianças.
Escuta atenta dos sons do cotidiano ( inclusive o silêncio).
Funcionamento dos instrumentos musicais.
Conceitos musicais timbre, altura, duração, intensidade e ritmo ).
Público alvo: 1º ano do EF
Material
Rádio e gravador de som
Instrumentos musicais
Caixas de papelão
Pedras, conchas, talheres, tubos de papelão, bambu, garrafas de vidro e
garrafões de papelão
Desenvolvimento
1ª etapa
Com uma boa variedade de materiais
talheres, pedras, conchas, pedaços de madeira etc.), fazer barulhos e pedir aos
alunos que digam o que ouvem e depois
classifiquem de acordo com a altura, a intensidade e a duração. Por exemplo,
que som faz um talher contra o outro? E se alguém bater mais forte? O acontece
se isso for feito dentro de uma caixa de papelão? Há também outras estratégias
interessantes para mostrar que cada som tem uma "personalidade"
(timbre), ouvir os sons do ambiente (silêncio). A intenção é mostrar onde
há sons estridentes, suaves, bonitos, repetitivos etc.
2ª etapa
É o momento de entender o funcionamento
dos instrumentos na prática. Para a produção de sons, sugerir a montagem de
chocalhos com latas de metal, arroz ou pedras. Qual deles produz um som melhor.
Pode-se propor a construção de instrumentos simples. Basta a garotada
trazer de casa materiais de sucata. As garrafas de vidro produzem diferentes
sonoridades conforme a quantidade de água colocada dentro. Bambus ou tubos
podem virar instrumentos de sopro, e garrafões de água, tambores.
3ª etapa
Gravar os sons e ouvir a produção
musical.
Avaliação
Verificar se a turma diferencia e classifica os sons durante as
atividades e avalie se, na hora de produzir os instrumentos, todos
entenderam seus princípios básicos de funcionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário