CHARGE A)
Nesta
charge, primeiramente se utiliza uma unidade não-convencional para tirar a
medida de comprimento fato que gera conflito sobre qual tamanho de sapato usar
.Num primeiro momento, deve-se
aplicar a comparação, ou seja, comparar objetos fazendo a relação de maior ou
menor, utilizando como unidade e instrumento de medidas o palmo ou outro objeto
qualquer, como um lápis. Daí
pode-se propor uma situação- problema que
implique a utilização de variadas unidades não-convencionais e
convencionais até chegar ao metro,
aprofundamento em cm.
CHARGE
B)
A imagem remete ao estudo de pesos e volumes,
com a possibilidade de propor situações de aprendizagem em que a criança possa
conhecer instrumentos de medição e unidades de medidas, bem como as diversas
relações entra elas.Pode-se usar diversos instrumentos de medição, fazendo com
que se chegue a conclusão de medir é saber determinar uma unidade e saber
quantas vezes ela cabe no objeto a ser mensurado.
CHARGE C)
Se
verifica uma situação-problema que propõe a realização de estimativas
analisando a situação, pondo em prática as suposições formuladas, comparando
espaço, distância a percorrer e quantidade.Fator importante é a possibilidade
de expressar verbalmente a situação, analisando cada detalhe.
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