domingo, 9 de outubro de 2016



CHARGE A)
Nesta charge, primeiramente se utiliza uma unidade não-convencional para tirar a medida de comprimento fato que gera conflito sobre qual tamanho de sapato usar .Num primeiro momento, deve-se aplicar a comparação, ou seja, comparar objetos fazendo a relação de maior ou menor, utilizando como unidade e instrumento de medidas o palmo ou outro objeto qualquer, como um lápis. Daí pode-se propor uma situação- problema que  implique a utilização de variadas unidades não-convencionais e convencionais até chegar ao metro,  aprofundamento em cm.


CHARGE B) 
  A imagem remete ao estudo de pesos e volumes, com a possibilidade de propor situações de aprendizagem em que a criança possa conhecer instrumentos de medição e unidades de medidas, bem como as diversas relações entra elas.Pode-se usar diversos instrumentos de medição, fazendo com que se chegue a conclusão de medir é saber determinar uma unidade e saber quantas vezes ela cabe no objeto a ser mensurado.


CHARGE C)

Se verifica uma situação-problema que propõe a realização de estimativas analisando a situação, pondo em prática as suposições formuladas, comparando espaço, distância a percorrer e quantidade.Fator importante é a possibilidade de expressar verbalmente a situação, analisando cada detalhe.

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