Plano de aula com massinha de modelar
Trabalhando com massinha
de modelar na educação infantil.
Publico alvo:
crianças em idade pré-escolar.
Tempo: 60 minutos
Objetivos gerais:
Explorar as inúmeras possibilidades de manipulação
da massinha de modelar para descobrir novas formas, cores, combinações,
texturas e movimentos, permitindo a construção do conhecimento pela criança.
Observar o ciclo da construção, desconstrução e
reconstrução no processo de transformação da massinha de modelar por meio da
ação humana.
Objetivos específicos:
·
Aguçar os sentidos
do tato, olfato e visão.
·
Estimular o
desenvolvimento da coordenação motora fina.
·
Desenvolver a
criatividade e a imaginação por meio do jogo simbólico.
·
Estimular o fazer
artístico, a apreciação e o respeito por sua produção e pela dos demais
colegas.
·
Ajudar a criança a
controlar a ansiedade. A desenvolver o autocontrole e a exercitar a
paciência.
Conteúdos:
·
Artes visuais;
·
Matemática;
·
Movimento;
·
Natureza e
sociedade.
Procedimento metodológico:
Massinha de modelar caseira: permitir que a criança faça a sua própria
massinha de modelar com o auxilio do professor.
Ingredientes:
4 xícaras de farinha de trigo;
200 ml de água;
2 colheres de óleo;
½ xícara de sal;
1 pacote de suco ou de gelatina em pó para colorir
e atribuir cheiro a massinha.
Misturar todos os ingredientes em um recipiente e
amassar bem com as mãos até que a mistura se torne homogênea
·
Manipulação livre: Permitir que a criança manipule a massinha,
amassando, puxando ou esticando. Sentindo a sua textura e aroma deixando-a à
vontade para explorar a sua criatividade e imaginação com a modelagem no jogo
simbólico.
· Modelagem
dirigida: Ensinar as crianças a modelarem bolinhas e cobrinhas
para fortalecer a musculatura das mãos e a modelar pirulitos e caracóis para
treinar o movimento de pinça dos dedos.
Expor modelos prontos com os quais as crianças
possam interagir, brincando de faz-de-conta ou na contação de histórias.
· Trabalhando
massinha com interferência de formas de plástico e palitos de picolé:
Desafiar as crianças com os encaixes e desencaixes
da massinha dentro das forminhas sem saída livre e com o desenformar de figuras
vazadas.
Deixar que as crianças usem os palitos de picolé
para cortar a massinha e dividi-la entre os colegas, amassa-las nos palitos
para formar picolés imaginários, pirulitos e até bolos de aniversários usando o
palito como vela e etc.
· Trabalhando
cores e formas com massinha
Utilizar a massinha para desenvolver a capacidade
das crianças em discriminar visualmente as cores primárias e secundárias,
trabalhar as cores quentes e frias, a monocromia e a policromia, as formas
geométricas básicas assim como fazer comparações entre semelhanças e diferenças
de tamanhos e volumes.
Misturar as massinhas de cores primárias para
obter cores secundárias.
Trabalhar o bidimensional e o tridimensional com
esculturas feitas de massinha.
Avaliação: ocorrerá pela
observação da participação e do interesse da criança nas atividades. Na
apreciação e respeito que nutre por sua produção artística assim como pela dos
demais colegas. Sua criatividade e imaginação no jogo simbólico e no
desenvolvimento da sua capacidade em discriminar visualmente as diferenças e
semelhanças nas formas, cores, tamanhos e posições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário