sábado, 25 de novembro de 2017

Plano de aula com massinha de modelar

Trabalhando com massinha de modelar na educação infantil.

Publico alvo: crianças em idade pré-escolar.

Tempo: 60 minutos

Objetivos gerais:

Explorar as inúmeras possibilidades de manipulação da massinha de modelar para descobrir novas formas, cores, combinações, texturas e movimentos, permitindo a construção do conhecimento pela criança.

Observar o ciclo da construção, desconstrução e reconstrução no processo de transformação da massinha de modelar por meio da ação humana.

Objetivos específicos:
·                     Aguçar os sentidos do tato, olfato e visão.
·                     Estimular o desenvolvimento da coordenação motora fina.
·                     Desenvolver a criatividade e a imaginação por meio do jogo simbólico.
·                     Estimular o fazer artístico, a apreciação e o respeito por sua produção e pela dos demais colegas.
·                     Ajudar a criança a controlar a ansiedade.  A desenvolver o autocontrole e a exercitar a paciência.
Conteúdos:
·                     Artes visuais;
·                     Matemática;
·                     Movimento;
·                     Natureza e sociedade.
Procedimento metodológico:

Massinha de modelar caseira: permitir que a criança faça a sua própria massinha de modelar com o auxilio do professor.

Ingredientes:
4 xícaras de farinha de trigo;
200 ml de água;
2 colheres de óleo;
 ½ xícara de sal;
1 pacote de suco ou de gelatina em pó para colorir e atribuir cheiro a massinha. 
                           
Misturar todos os ingredientes em um recipiente e amassar bem com as mãos até que a mistura se torne homogênea
·    
     Manipulação livre: Permitir que a criança manipule a massinha, amassando, puxando ou esticando. Sentindo a sua textura e aroma deixando-a à vontade para explorar a sua criatividade e imaginação com a modelagem no jogo simbólico.  
·         Modelagem dirigida: Ensinar as crianças a modelarem bolinhas e cobrinhas para fortalecer a musculatura das mãos e a modelar pirulitos e caracóis para treinar o movimento de pinça dos dedos.
Expor modelos prontos com os quais as crianças possam interagir, brincando de faz-de-conta ou na contação de histórias.

·       Trabalhando massinha com interferência de formas de plástico e palitos de picolé:
Desafiar as crianças com os encaixes e desencaixes da massinha dentro das forminhas sem saída livre e com o desenformar de figuras vazadas.
Deixar que as crianças usem os palitos de picolé para cortar a massinha e dividi-la entre os colegas, amassa-las nos palitos para formar picolés imaginários, pirulitos e até bolos de aniversários usando o palito como vela e etc.

·         Trabalhando cores e formas com massinha

Utilizar a massinha para desenvolver a capacidade das crianças em discriminar visualmente as cores primárias e secundárias, trabalhar as cores quentes e frias, a monocromia e a policromia, as formas geométricas básicas assim como fazer comparações entre semelhanças e diferenças de tamanhos e volumes.
 Misturar as massinhas de cores primárias para obter cores secundárias.
Trabalhar o bidimensional e o tridimensional com esculturas feitas de massinha.


 Avaliação: ocorrerá pela observação da participação e do interesse da criança nas atividades. Na apreciação e respeito que nutre por sua produção artística assim como pela dos demais colegas.  Sua criatividade e imaginação no jogo simbólico e no desenvolvimento da sua capacidade em discriminar visualmente as diferenças e semelhanças nas formas, cores, tamanhos e posições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário