A
ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Por muitos anos, o processo
educativo foi visto como uma prática institucional pertencente apenas à escola,
sendo esta o único lugar onde o pedagogo poderia atuar.
Contudo, o desenvolvimento
tecnológico, juntamente com a ideologia global de uma sociedade inclusiva e da
igualdade social, fez com que emergisse uma nova forma de pensar a educação: o
processo educativo se tornou
prioridade não mais apenas da
escola institucionalizada, como também de
outros espaços cujo objetivo é a formação humana.

O processo de ensino-aprendizagem se
dá em diferentes espaços nos quais a atuação do educador se faz indispensável.
Todavia, a formação humana, em qualquer espaço, escolar ou não escolar,
necessita de um profissional que esteja preparado para lidar com a prática
pedagógica sistematizada ou não.
Surge daí a necessidade de um
mediador que fosse capaz de formar esses profissionais, relacionando a teoria
com a prática. Esse mediador teria que saber lidar com a prática de ensino, sem
deixar de lado seu caráter humano, sua preocupação com o sujeito. E esse
profissional não podia ser ninguém mais que o pedagogo.
Não diferente é a necessidade da
atuação do pedagogo no âmbito social, hospitalar, entre outros: a pedagogia tem
a prática educativa como objetivo de estudo e essa prática acontece em outros
lugares, não somente na escola.
E a formação do pedagogo está
diretamente relacionada com as transformações contemporâneas, enfocando o
desenvolvimento humano, o trabalho em equipe, o aprofundamento teórico,
estudando os processos de aprendizagem, as estratégias de ensino, dentre outros
requisitos que conferem ao pedagogo sua especificidade.
Fonte:http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/4481/4606
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